Professora dá dicas de como trabalhar home office

0
123

O trabalho remoto é inevitável em tempos de isolamento para prevenção do coronavírus. Mas você está preparado?

O trabalho remoto em casa têm sido uma novidade para muita gente. Sair do piloto automático e se adequar ao home office nem sempre é fácil, exige autodisciplina e organização.

A professora e coaching, Mileide Leal Sabino, doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento, selecionou algumas dicas práticas para quem precisa adaptar-se ao home office ou mesmo estudar a distância.

Segundo ela, se bem planejado, o home office pode ser até mais produtivo para algumas pessoas do que se estivessem cumprindo o expediente na empresa. “Tudo depende do perfil e esse é um momento para experimentar”, diz.

Confira e coloque em prática as dicas:

Tenha em mãos o que você precisa

Separe e tenha por perto tudo que precisará para desempenhar o seu trabalho com eficiência. Pode ser uma agenda, telefone, computador, internet com uma boa conexão, caneta, bloco de notas, entre outras coisas. Isso evita que você se disperse procurando esses materiais.

Defina horários

Para se adaptar ao home office é muito importante definir um horário de trabalho remoto, ou seja, defina um horário em que você esteja 100% dedicado ao trabalho. Por exemplo, das 13h30 às 17h30 você estará atento ao seu Whatsapp (para grupos de trabalho), em seu e-mail, telefone, entre outros. Em determinado horário, entrará para reunião online.

Faça intervalos

Cuide para fazer seus intervalos entre os horários definidos. Pausas são importantes para relaxar, alimentar-se e mexer o corpo, mas também precisam ter um tempo estipulado.

Crie um ambiente adequado

Se possível, escolha um espaço reservado em sua casa, confortável e com o silêncio que você precisa. Preste atenção com o que irá aparecer nas chamadas de vídeo na hora das reuniões, ou seja, cuidar com o cenário. Até pode ser um espaço compartilhado com as demais pessoas da casa, mas evite que a circulação atrapalhe sua concentração.

Utilize a tecnologia a seu favor

Atualmente, temos disponível, para facilitar o trabalho remoto, muitas ferramentas para reuniões virtuais de forma gratuita. Por exemplo: os Hangouts do Google; o Zoom que é um software focado em videoconferências; o  Skype; o Slack; Join.me; o próprio Whatsapp, entre outras ferramentas, que permitem reuniões virtuais por meio de vídeo, compartilhamento de tela e chat.  Ou seja, a tecnologia será uma grande aliada neste momento.

Vista-se para trabalhar

Outro detalhe importante é se vestir como se você fosse trabalhar. Não precisa ser formal, mas evite permanecer de pijama o dia todo. O aconselho é se vestir como se fosse para a empresa, assim você internalizará de forma mais fácil que está em casa, porém, em horário de trabalho.

Minimize distrações

As dicas sobre o espaço adequado já minimizam as distrações, porém é de suma importância cuidar com o tempo dispensado aos animais de estimação, com visitas inesperadas, chamadas telefônicas sem relação com o trabalho, etc. A recomendação é avisar, caso você more com mais alguém, que você não poderá ser interrompido, a não ser nos intervalos que você definiu para descansos.

Monitore e mantenha a produtividade

A tecnologia nos tem oferecido muitas opções de trabalho remoto, neste sentido, para aumentar a produtividade existem algumas ferramentas online e gratuitas, como o Gsuite, o Evernote, o Google Drive , o Trello , entre outros, que ajudam a organizar as tarefas, compartilhar arquivos e gerenciar o trabalho em equipe.

Seu comentário é importante para nós...

Customer Reviews

5
0%
4
0%
3
0%
2
0%
1
0%
0
0%
    Showing 0 reviews

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Thanks for submitting your comment!