Ministério da Saúde lança ação estratégica “O Brasil conta comigo – Profissionais da Saúde”

Ação envolve a interação direta dos conselhos federais de todas as categorias profissionais em saúde

0
264

No dia de hoje, 2 de abril, o Governo Federal, via Ministério da Saúde (MS), emitiu a Portaria 639/2020, que dispõe sobre a Ação Estratégica “O Brasil Conta Comigo – Profissionais da Saúde”, voltada à capacitação e ao cadastramento de profissionais da área de saúde, para o enfrentamento à pandemia do coronavírus (COVID-19).

Ela institui o Programa e tem por objetivo “proporcionar a capacitação aos profissionais da área de saúde nos protocolos clínicos do Ministério da Saúde para o enfrentamento da COVID-19.”. A medida é aplicada ao rol de profissionais subordinados aos correspondentes conselhos de fiscalização em saúde, descritos no seu parágrafo primeiro: serviço social, biologia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia e terapia ocupacional, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, psicologia e técnicos em radiologia, enquanto perdurar o estado de emergência.

A ação estratégica deverá ser implementada por meio da criação de um cadastro geral de profissionais, instrumental e consultivo, da área de saúde devidamente habilitados para atuar em território nacional, que poderá ser consultado pelos entes federados, em caso de necessidade, para orientar suas ações de enfrentamento ao COVID-19, bem como capacitar os profissionais da área de saúde nos protocolos oficiais de enfrentamento, aprovador pelo Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (COE-nCoV).

Os conselhos federais profissionais devem encaminhar ao Ministério da Saúde, relação atualizada de profissionais, comunicando os mesmos a fim de que realizem o respectivo cadastramento, preenchendo o formulário eletrônico disponibilizado pelo Ministério no endereço eletrônico: https://registrarh-saude.dataprev.gov.br. Será realizado um cruzamento de dados a fim de observar àqueles que não atenderam à comunicação anterior.

Posteriormente, o Ministério da Saúde promoverá a capacitação dos profissionais da área de saúde cadastrados utilizando-se de plataforma de cursos à distância, disponibilizado a partir do cadastramento dos profissionais e serão certificados na sua conclusão, no âmbito do enfrentamento da COVID-19, no que compete a Ação Estratégica.

Seu comentário é importante para nós...

Customer Reviews

5
0%
4
0%
3
0%
2
0%
1
0%
0
0%
    Showing 0 reviews

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Thanks for submitting your comment!