Grupo psicoeducativo media atividades para manejo da dor

Encontros ocorrem semanalmente, de forma gratuita, no Campus Itajaí

0
13

Pessoas que sofrem de dores crônicas, que têm limitações físicas, estresse devido a dor e que querem superar as limitações impostas pela dor podem participar, de forma gratuita, do Grupo Psicoativo para Manejo da Dor, na Universidade do Vale do Itajaí (Univali). O trabalho é conduzido pelo psicólogo e professor Jamir Sardá Jr. e por acadêmicos do curso de Psicologia. As inscrições estão abertas, com vagas limitadas.

As atividades ocorrem todas as terças-feiras, das 19h às 20h30, na sala 205 do bloco F2, no Campus Itajaí, e iniciam hoje (16), com possibilidade de ingresso até a próxima semana. As inscrições devem ser realizadas na Clínica de Psicologia da Univali, localizada no 2º andar do bloco F2, ou pelo telefone (47) 3341-7586.

O grupo é uma atividade do Estágio Básico do curso desde 2009 e a proposta de intervenção baseia-se em outros programas da mesma natureza, pensados a partir de evidências científicas, para redução da dor, restauração da capacidade funcional, redução do estresse, da ansiedade e da depressão associada à condição de dor crônica – por mais de seis meses.

São ofertadas 15 vagas por semestre e ao longo dos últimos dez anos, mais de cem pessoas participaram do grupo. O projeto contempla dez encontros, em que se trabalha a identificação de aspectos que contribuem para a dor, o desenvolvimento de estratégias de enfrentamento e de metas, manejo da incapacidade física, redução de estresse e ansiedade, dicas de práticas de exercício físico, qualidade de sono, nutrição, técnicas de relaxamento e meditação.

Seu comentário é importante para nós...

Deixe uma resposta