Congregação descumpre acordo e prefeitura de Itajaí autoriza Guarda Municipal a fim de efetuar evacuação imediata do local

0
572

Não bastasse a dificuldade no enfrentamento do covid-19 em todo o País, por parte das
autoridades e de todos os agentes da sociedade civil organizada, instituições as mais diversas, empresas de todos os portes, unidades educacionais, somado a todas as notícias que têm bombardeado as caixas de mensagens e têm sido o assunto mais sério do momento em toda rede social, um fato surpreendeu a população do Município de Itajaí nesta manhã de terça-feira, 17 de março.

Logo cedo, diversas mensagens passaram a circular nas redes sociais contendo imagens de grande número de pessoas fazendo uso do espaço que seria utilizado para a 69ª Convenção da Igreja do Evangelho Quadrangular, o Centreventos Governador Luiz Henrique da Silveira.

Crédito: divulgação
Imagem que circulou logo cedo na internet. Ao fundo, diversos ônibus de excursão.

O Prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, em resposta ao Ofício 139/2020, endereçado à prefeitura, já havia se manifestado e sinalizado o cancelamento das apresentações artísticas com presença de público, que estavam previstas a serem realizadas nos próximos dias 18 e 19, em virtude dos riscos relacionados à disseminação do coronavírus. Entretanto, manteve a autorização para a realização dos atos administrativos diante da fala dos representantes da Congregação que seria um encontro muito menos expressivo, e

envolvendo um público muito menor de pessoas. Na resposta do alcaide itajaiense, faz-se presente à orientação em torno das normas também da Organização Mundial de Saúde como da preocupação permanente que tem sido demonstrada pelo Ministério da Saúde no Brasil.

Em seu texto, a resposta destacou que o encontro deveria ser mantido em ambiente aberto e arejado, sendo que filmagens poderiam ser efetuadas sem a presença de público. E esse, necessariamente, foi o problema. Diante das imagens que circularam na internet, uma delas, como a apresentada abaixo, já contavam com grande número de ônibus de excursão estacionados naquelas dependências. O número de pessoas não é precisamente informado, mas, sem nenhuma dúvida está muito distante da proposta acordada entre as autoridades. Acompanhe o texto em inteiro teor, aqui.

Ainda na véspera do encontro, uma nota Oficial foi publicada, no site da Igreja do Evangelho Quadrangular, assinada pelo Conselho Nacional de Diretores, comunicando aos membros daquele Ministério, o que fora acordado junto ao Município de Itajaí. A nota diz o seguinte:

“Nota Oficial aos Membros do Ministério Quadrangular

Em comum acordo com a Prefeitura de Itajaí-SC, considerando a 69ª Convenção Nacional Quadrangular, marca para iniciar-se na data desta terça-feira, 17, e se encerrar na quinta-feira, dia 19, no Centreventos de Itajaí, o Conselho Nacional de Diretores da Igreja do Evangelho Quadrangular do Brasil, decidiu por cancelar todas as apresentações artísticas com presença de público que ocorreriam nos dias 18 e 19, restringindo a Convenção apenas aos atos administrativos que irão ocorrer nesta terça-feira, dia 17 de março, a partir das 8h30.

Os atos administrativos resumem-se apenas à abertura, eleição da mesa, aprovação de relatórios e eleição para cargos do conselho diretor, que ocorrerão durante todo o dia, em ambiente externo e aberto até às 19 horas, sem prejuízo ou risco de qualquer tipo de contaminação.

Desta forma, a Igreja do Evangelho Quadrangular, bastante compreensiva com o momento, e consciente das prevenções contra o Corona Vírus (sic), apesar de todas as cautelas necessárias e medidas de segurança que já havia adotado, vem contribuir com o bem-estar de todos e a preservação da SAÚDE PÚBLICA.

Itajaí, 16 de março de 2020.

Conselho Nacional de Diretores”

Diante das manifestações que agitaram as redes sociais regionais, houve nova intervenção do Governo Municipal, em Itajaí, que reiterou seu posicionamento acerca do compromisso do Município com as determinações dos órgãos mundial e federal, bem como com as estratégias elencadas pelo Governo do Estado de Santa Catarina em cumprir a determinação acerca do cancelamento de eventos com número expressivo de pessoas. No texto, o Governo Municipal informou:

“O Município de Itajaí vem a público reafirmar a sua determinação para o cancelamento das atividades religiosas, artísticas e culturais no Centreventos, organizadas pela Igreja do Evangelho Quadrangular do Brasil. Na manhã desta terça-feira (17), ao identificar a movimentação de pessoas e ônibus no local, o Município determinou a imediata dispersão do público, em cumprimento às normais da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde quanto à aglomeração de pessoas, bem como em respeito ao que foi oficialmente acordado com o Município de Itajaí.

O Município reforça que as portas do pavilhão central do Centreventos permanecem fechadas e que as pessoas que se fazem presentes no local não têm acesso à área interna. A Guarda Municipal de Itajaí também está no local para garantir que se cumpra a determinação de evacuação imediata.

O Município de Itajaí repudia profundamente o descumprimento às determinações, que levam em consideração a saúde pública da nossa população, e reforça seu compromisso soberano em restabelecer a ordem neste momento em que se trabalha intensamente no combate à transmissão do novo coronavírus (COVID-19).”

Nesse momento, a Guarda Municipal e agentes de trânsito encontram-se no local a fim de providenciar a dispersão de aglomerações, incompatíveis com o compromisso firmado entre o Município de Itajaí e as autoridades religiosas. Abaixo, um vídeo com a participação do Prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.

É lamentável que, no desfecho de uma situação destas, tenha que ser resolvido desse modo, até porque, quem deveria dar o exemplo, e ter o devido cuidado, em respeito às leis e ao acordo firmado, não deu. Ponto negativo para a Congregação. Acertou, mais uma vez, o Município de Itajaí, que segue comprometido com o enfrentamento proposto.

Seu comentário é importante para nós...

Customer Reviews

5
0%
4
0%
3
0%
2
0%
1
0%
0
0%
    Showing 0 reviews

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Thanks for submitting your comment!