CEFIR atinge 260 atendimentos de auriculoterapia para a comunidade

0
8

O Centro Público de Fisioterapia e Reabilitação de Penha (CEFIR), mantido pela Secretaria de Saúde da Prefeitura, registrou 260 atendimentos em auriculoterapia prestados à comunidade. Essa técnica de medicina chinesa, segundo informa a secretária de saúde Regiane Basso, está entre as modalidades de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PICs), e foi iniciado em 6 de julho de 2018 – prestes a completar dois anos, portanto.

A auriculoterapia é uma técnica terapêutica que promove a regulação psíquico-orgânica do indivíduo por meio de estímulos nos pontos energéticos localizados na orelha – onde todo o organismo encontra-se representado como um microssistema”, informa o coordenador do CEFIR, Vilmar de Oliveira. “Estamos tendo bons resultados nos tratamentos de cefaléia, depressão, ansiedade, tabagismo e ainda pressão alta e dores crônicas”, contabiliza.

Atualmente, o CEFIR registra média de 100 atendimentos diários e gratuitos à comunidade, com oito profissionais de saúde atuando na clínica – entre eles, quatro fisioterapeutas, nas áreas diversas da fisioterapia, como ortopedia, reumatologia, neurologia e respiratória. Há ainda motorista próprio para transporte dos pacientes.

“Nosso espaço é composto por profissionais experientes e comprometidos, numa clínica pública com salas de consulta individuais e para grupos, e boxes para atendimentos, além da sala de exercícios”, segundo observa a secretária Regiane. Para atendimento, os pacientes devem ser encaminhados pelos serviços credenciados ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Cada encaminhamento dá direito a 10 sessões de fisioterapia, e o agendamento é feito mediante a entrega do encaminhamento fisioterapêutico, pelo paciente ou responsável, diretamente na recepção do CEFIR, na rua José Joaquim Tavares, nº 44, centro, (ao lado da Unidade Básica de Saúde Central), entre 7h30 até 17h, de segunda a sexta-feira.  Não há agendamentos via telefone, mas dúvidas podem ser resolvidas através do número (47) 3345-2224.

Seu comentário é importante para nós...

Deixe uma resposta