Campanha que sugere sinalização das residência pode tornar idosos mais vulneráveis

Medida pode expor moradores a mapeamento do crime

0
354

Com toda a boa intenção do mundo, frise-se, alguns municípios pelo Estado têm apresentado ao público da terceira idade, que deve ser submetido à vacinação, uma proposta para auxiliar os agentes de saúde na localização das suas residências, disponibilizando um pano branco, que deve servir de referência a fim de sinalizar a existência de alguém que é perfil para a vacinação.

A medida, que num primeiro momento pode atender às expectativas das equipes de saúde que estão nas ruas, expostas, realizando o seu trabalho hercúleo, por outro lado, pode suscitar algo aparentemente desconsiderado: o mapeamento facilitado por conta de riscos de assaltos e furtos que podem ser potencializados.

Os riscos aumentam ainda mais se considerados os mais de mil alvarás de soltura expedidos em decorrência de presos em bom comportamento, e que praticaram crimes não-violentos, como FURTO e TRÁFICO DE DROGAS. Apenas em Itajaí, foram expedidos mais de cem alvarás de soltura para presos que estavam em regime fechado.

Parece não haver necessidade de um mapeamento tão expositivo, uma vez que, ao longo de todo o período, as equipes de saúde, mais diretamente aquelas envolvidas durante todo o período com a ESF – Estratégia de Saúde da Família – que recorrentemente realiza atendimentos domiciliares. Eles costumam conhecer os moradores pelos nomes, em especial àqueles que dependem ainda mais das unidades e de medicações.

Por ora, é imprescindível que cada um possa ter consciência acerca dos riscos e, preferencialmente, evite fornecer informação privilegiada a oportunistas de plantão. As equipes são competentes, os sistemas informativos são suficientes, a integração com a comunidade já existe.

Em Itajaí, a Secretaria de Comunicação do Município de Itajaí foi informada, e a qualquer mudança no quadro de exposição dos moradores, realizaremos atualização da matéria. Por ora, que cada um possa ter consciência acerca dos riscos e, preferencialmente, evite favorecer o mapeamento de quem está fragilizado, exposto ou que seja totalmente dependente de terceiros.

Seu comentário é importante para nós...

Customer Reviews

5
0%
4
0%
3
0%
2
0%
1
0%
0
0%
    Showing 0 reviews

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Thanks for submitting your comment!