Apresentação do Inova BC reúne mais de 500 pessoas

0
19

Com uma grande participação da sociedade, autoridades, lideranças e imprensa, a Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú apresentou na noite desta quinta-feira (06), o resultado do Inova BC – Programa de Competitividade e Inovação Regional. O evento lotou o salão principal do Infinity Blue Resort & Spa. Um dos momentos marcantes da ação foi a entrega do relatório de execução do Programa Inova BC, com números, cenários e os encaminhamentos necessários para o fomento da instalação de novas empresas na cidade. No palco, o prefeito Fabrício Oliveira, acompanhado do vice-prefeito Carlos Humberto, do diretor da BC Investimentos e do advogado Marcelo Fett, recebeu um documento detalhado sobre as primeiras etapas do processo.

O grande objetivo do programa realizado pela Prefeitura, com a parceria do Sebrae/SC, é incentivar e fomentar empresas com bases tecnológicas no Município, colocando Balneário Camboriú definitivamente no ecossistema de inovação e empreendedorismo. A cidade inovadora e conectada com o futuro visa cada vez mais se consolidar como polo de tecnologia, atraindo investimentos, empregos e novas startups.

De acordo com o prefeito Fabrício Oliveira, o Inova BC tem como meta desenvolver novas matrizes na cidade, ligadas à área de tecnologia. Destacou ainda que este é o momento especial para Balneário Camboriú e toda população.

“Balneário Camboriú está madura para se consolidar como uma cidade de inovação e como uma nova matriz econômica tecnológica. Por isso, a BC Investimentos, e toda essa parceria com as instituições, serve para dizer que estamos de braços abertos. Nós sabemos das características do Município, suas limitações, mas ainda podemos unir as pessoas e fazer dessa união a propagação do desenvolvimento sustentável”, ressaltou.

Lugar para empreender

Para o diretor presidente da BC Investimentos, Nelson Oliveira, o objetivo do Inova BC é tornar Balneário Camboriú o melhor ambiente para se empreender com empresas de base tecnológica. Ele ressaltou ainda, que acima de uma lei de inovação está a conexão de todos estes atores que alavancam a economia do município e que atuam diretamente na construção deste ecossistema.

“Além da cidade ser boa para se viver, para investir e visitar, queremos que Balneário Camboriú seja também um dos melhores ambientes para negócios. Diferente dos outros modelos tradicionais, como comércio e construção civil, que elevaram nossa cidade ao patamar que está hoje, devemos apostar também na base tecnológica e de inovação, somando forças com as universidades, entidades e empresas que se envolvem diretamente neste cenário”, enfatizou.

Este primeiro passo dado por Balneário Camboriú também inspirou outros municípios da região, formando o primeiro polo do Estado de Santa Catarina, com participação de Camboriú, Itajaí e Brusque.

De olho no futuro

O advogado Marcelo Fett, consultor do Sebrae/SC e consultor do Inova BC, disse durante o lançamento do programa que cidades que apostam em inovação estão investindo suas fichas no futuro da população, e que Balneário Camboriú está no caminho para se consolidar neste eixo inovador e fundamental para impulsionar a economia.

“O que estamos entregando hoje é um grande programa de desenvolvimento econômico pela inovação. Ele tem, evidentemente no Marco Legal, um eixo importante, mas tem ainda uma série de outras propostas que serão implantadas em etapas, porque essa será uma mudança gradativa e constante”, salientou.

Para Fett, o primeiro passo foi dado pela administração, que decidiu aprimorar o eixo econômico do município e se empenharam em proporcionar um novo salto de desenvolvimento da cidade. O segundo foi buscar as melhores experiências para que as chances de sucesso dessas iniciativas ocorressem, e agora, o terceiro ponto é implantar. “Hoje é, sem dúvida, um grande momento para Balneário Camboriú.”

Painel Inovação

Após a apresentação do Inova BC – Programa de Competitividade e Inovação Regional, o público prestigiou o “Painel: Inovação em Balneário Camboriú”, com os convidados Daniel Carvalho/Twitter, Carlos Azevedo/Market Up, Marcos Curi/Google, Juliano Custódio/EQI-XP Investimentos, Joiris Manoela Dachery/Energês Avesuy, Rui Gonçalves/Rede de Investidores Anjo/Alto QI.

Seu comentário é importante para nós...

Deixe uma resposta