250 jovens prestam juramento à Bandeira Nacional no Ginásio Sebastião de Souza

0
16

Um total de 250 jovens de Balneário Piçarras e Penha participou de um importante momento de civismo nesta quinta-feira, 12 de setembro, ao prestar Juramento à Bandeira Nacional e receber o certificado de dispensa de incorporação do Exército Brasileiro. A solenidade ocorreu no Ginásio de Esportes Sebastião João de Souza, com jovens integrantes das áreas 034 e 035 da Junta de Serviço Militar (JSM).

O prefeito Aquiles da Costa, de Penha, marcou presença ao lado do vice-prefeito de Balneário Piçarras, Flávio Tironi, e ainda o vereador Maurício da Costa, o Lito, vice-presidente da Câmara de Penha, e a vereadora Lucimir Uller de Bittencourt, de Balneário Piçarras. Do Exército, compareceu o tenente Ademar do Nascimento Alexandre, e da Polícia Militar, o 3º sargento Guilherme Flores. O tenente Ademar foi homenageado na ocasião.

Dezenas de familiares dos jovens também acompanharam a solenidade, juntamente com Jociane Thibes, secretária da JSM de Penha. Os jovens contemplados com a dispensa são os nascidos em 2001 (ou antes dele, os chamados “fora do prazo”). A entrada das bandeiras de Penha e Balneário Piçarras também foi destaque, além da participação da Fanfarra Municipal de Penha (Famupe).

Ao discursar aos jovens, o prefeito Aquiles da Costa não apenas os parabenizou, mas também frisou que apesar de estarem dispensados, eles ficam de sobreaviso caso precisem servir à Pátria e sua gente, e sobretudo, o Estado Democrático de Direito. Aquiles ainda frisou que a Bandeira Nacional é o grande símbolo de amor à nação e seus interesses de ordem superior.

A secretária da JSM de Penha contabilizou 130 jovens do Município no evento, e agradeceu à presença de todas as lideranças e também ao apoio da Casa da Cidadania na organização do Juramento.    

A decisão de unir os municípios veio do 23º Batalhão de Infantaria de Blumenau, que optou por uma solução logística mais eficiente que centralizasse os municípios próximos – o posto de recrutamento e mobilização de Blumenau reúne 92 cidades e leva em conta o número de alistados e distâncias entre estes municípios.

Seu comentário é importante para nós...

Deixe uma resposta