Medicamento desenvolvido no Japão pode ser nova alternativa contra COVID-19

A medicação produziu resultados encorajadores em ensaios clínicos envolvendo amostra de 340 pacientes

0
189

Autoridades médicas chinesas afirmaram que um medicamento utilizado no Japão para tratar novos tipos de gripes mostrou-se eficaz em doentes com o coronavírus, informou a imprensa japonesa.

Zhang Xinmin, funcionário do Ministério da Ciência e Tecnologia da China, afirmou que o favipiravir, desenvolvido por uma filial da Fujifilm, tinha produzido resultados encorajadores em ensaios clínicos em Wuhan e Shenzhen, envolvendo 340 pacientes.

Os doentes que receberam o medicamento em Shenzhen atestaram negativo para o vírus após uma média de quatro dias após terem sido positivados, enquanto que os demais, sem a medicação, o tempo médio foi de 11 dias. Além disso, as radiografias confirmaram melhorias no estado pulmonar em cerca de 91% dos doentes que foram tratados com favipiravir, em comparação com 62% ou com os que não receberam o medicamento.

A Fujifilm Toyama Chemical, que desenvolveu a droga – também conhecida como Avigan – em 2014, recusou-se a comentar as alegações. Os médicos no Japão têm utilizado o mesmo medicamento em estudos clínicos em doentes com vírus corona com sintomas ligeiros a moderados, na esperança de que este impeça a multiplicação do vírus nos doentes.

A medicação, no entanto, parece não ter sido tão eficaz em pessoas com sintomas mais avançados, depois que o vírus já tenha se multiplicado. As mesmas limitações tinham sido identificadas em estudos envolvendo pacientes com coronavírus usando uma combinação dos antiretrovirais HIV lopinavir e ritonavir.

Em 2016, o Governo japonês forneceu favipiravir como ajuda de emergência para combater o surto do vírus Ebola na Guiné. O Favipiravir necessitaria da aprovação do governo para utilização em larga escala em doentes com Covid-19, uma vez que se destinava inicialmente ao tratamento da gripe.

O medicamento poderia ser utilizado já em maio, entretanto, se os resultados da investigação clínica forem adiados, a aprovação também poderá ser adiada.

Seu comentário é importante para nós...

Customer Reviews

5
0%
4
0%
3
0%
2
0%
1
0%
0
0%
    Showing 0 reviews

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Thanks for submitting your comment!